sexta-feira, 25 de julho de 2014

APARECES TÃO POUCO

Apareces tão pouco
Poema de Sebastião da Gama

Apareces tão pouco nos meus sonhos
que quando os sonho chego a ter saudades tuas .

E entretanto tu és a mesmo ,continuas
a por cravos e rosas no meu retrato ,
a idealizar uma casa ao rés das ondas
( mal pensas nela riem nos teus ouvidos nossos filhos )
e a fazer da Vida precisamente a ideia
que fizeste de mim desde a primeira hora .

Era assim, boa e simples , que antigamente chegavas aos meus sonhos ,
E como eu, pela minha , calculava a tua pressa,
fazia-te chegar rosada e ofegante, exausta de correr
da tua porta à porta da minha fantasia .

O tempo era o das flores ...
E tu colheras uma no caminho e vinhas dá-la
ao maior e melhor de todos os .poetas .
Eu fingia fingir acreditar no que de mim julgavas ,
e era já acordado que beijava as tuas mãos,
pois desceras comigo do sonho e à minha volta
o estremecer alegre e o perfume suavíssimo do ar
e um silêncio igualzinho ao que se faz quando  te calas 
eram tua presença verdadeira .

Porque não vens agora ?
Todo o tempo é o tempo das flores para os poetas ...
E tu pensas de mim o que pensaste sempre
e bordas nos lenços as nossas iniciais.
Por que não vens ?
Chegarias ainda rosada e ofegante.
Não virias molhar de lágrimas meus sonhos ,
porque não sabes nada ... nem sequer
que até esqueci a cor e o corte do vestido
que tu entraste (há quantas Primaveras ? )
no último sonho em que sonhei contigo ...

Sem comentários:

Enviar um comentário